segunda-feira, 20 de junho de 2016

Planejamento para o segundo período de 2016 (de maio a agosto)


     Caros leitores, este é o planejamento para o 2º período de 2016, de maio a agosto. Me perdoem pela formatação estranha do texto, mas não estou conseguindo "colar" aqui com a mesma formatação que estava no Word.



E.M.E.I.E.F. DEMERCINDO DA COSTA BRANDÃO

PLANEJAMENTO DO 2º TRIMESTRE/2016 – 5ºs ANOS

LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos:
  • *       Ler textos diversos (expositivo, teatral, resenha crítica, história em quadrinhos, propaganda, artigo de opinião e argumento) reconhecendo alguns de seus recursos e identificando elementos de sua estrutura e funções.
  • *       Produzir resenha crítica e relato escrito fazendo uso dos recursos estudados.
  • *       Dramatizar cena de texto teatral e de história em quadrinhos.
  • *       Criar tira de história em quadrinhos, mensagem publicitária musicada, rótulo e embalagem de produto, observando as características de cada gênero/tipo. 
  • *       Reconhecer pronomes demonstrativos e sua função no texto, interjeições, preposições e locuções prepositivas utilizando-os como elementos coesivos. 
  • *       Identificar e fazer uso de pronomes possessivos, verbos e suas flexões (de tempo, número e pessoa), advérbios e locuções adverbiais.
  • *       Usar conhecimento já adquirido sobre formação de palavras para escrever palavras com as terminações ESA(S), EZA(S), LH, LI, ISAR E IZAR, ISSE ou ICE, identificando seu emprego em verbos e substantivos.  
  • *       Diferenciar e escrever corretamente as formas verbais TEM,TÊM,VEM E VÊM e as não verbais COMPRIMENTO E CUMPRIMENTO. 
  • *       Conhecer as principais etapas de montagem de um espetáculo teatral; abreviaturas; siglas e símbolos.
  • *       Compreender que a arte teatral pode transcender culturas e épocas e reconhecer a importância da arte na sociedade e na vida dos indivíduos;  
  • *       Compreender a importância do desenho industrial, especificamente do design de embalagens. 
  • *       Identificar e fazer uso de pronomes possessivos. 
  • *       Expressar-se em Arte articulando a imaginação, a sensibilidade, criação e a reflexão na produção artística.
  • *       Ler uma entrevista e um diário de campo observando conteúdo e sequência. 
  • *       Contar oralmente curiosidades, empregando recursos para manter a atenção dos ouvintes. 
  • *       Aprender a função do verbo auxiliar e do verbo principal nas locuções verbais. 
  • *       Confeccionar fósseis vegetais e apresentá-los em uma exposição. 
  • *       Manipular materiais como argila, areia, flores, folhas, gravetos e ramos de vegetais.
  • *       Escrever carta de reclamação 
  • *       Desenvolver habilidades leitoras
  • §  Localizar informações explícitas, específicas de um texto.
  •  
  • §  Interpretar texto com auxilio de material gráfico diverso.
  •  
  • §  Julgar se há informações explícitas em textos.
  •  
  • §  Identificar ou interpretar as motivações ou decisões de uma personagem; finalidades e as características de diferentes gêneros; o sentido decorrente do uso da linguagem figurada e de outras notações e o uso de onomatopeias.
  •  
  • §  Resumir principais ideias.
  •  
  • §  Avaliar a forma como o autor seleciona a linguagem para influenciar o leitor.
  •  
  • §  Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que abordam o mesmo tema.
  •  
  • §  Tirar conclusões e prover informações que se sustentem.
  •  
  • §  Inferir informações implícitas em textos.
  •  
  • §  Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto.
  •  
  •  
  •  
  • *       Desenvolver habilidades orais
  •  
  • §  Fazer leitura de um texto teatral.
  •  
  • §  Encenar uma tira de história em quadrinhos.
  •  
  • §  Expor uma curiosidade; expor as pesquisas realizadas para a turma.
  •  
  • §  Produzir texto escrito com efeito de oralidade (criar um jingle)
  •  
Conteúdos:
 
 
 
ü Textos:
 
·        Teatral: O menino que virou história (Nanna de Castro)
 
·        Resenha Crítica: O menino que virou história (Cibele Meyer)
 
·        História em quadrinhos: Calvin e Haroldo (Bill Watterson)
 
·        Expositivo: Sinais que falam (não assinado)
 
·        Diário de campo: Diário de um paleontólogo (William Nava)
 
·        Entrevista: Profissão - desenhista de dinossauros.
 
·        Propaganda (revistas turma da Mônica)
 
·        Artigo de opinião: Você é sempre o alvo (Edson Gabriel Garcia)
 
ü Gramática:
 
·        Pronomes (demonstrativos e possessivos)
 
·        Interjeições
 
·        Preposições e locuções prepositivas
 
·        Verbos (principal e auxiliar)
 
·        Advérbios
 
·        Locuções Adverbiais
 
 
 
ü Ortografia:
 
·        Palavras com LH, LI ; ESA e EZA.
 
·        Terminações ISAR, IZAR, ICE e ISSE
 
·        Formas verbais VÊ, VEEM; LÊ, LEEM; TEM,TÊM; VEM e VÊM.
 
·        Palavras Semelhantes (comprimento, cumprimento)
 
·        Abreviaturas, siglas e símbolos.
 
 
 
 
 
ü Comunicação oral:
 
·        Dramatização
 
·        Contação de curiosidades
 
·        Fazendo propaganda
 
 
 
ü Comunicação escrita:
 
·        Resenha Crítica
 
·        Escrita de Tirinha de história em quadrinhos
 
·        Relato pessoal
 
·        Carta de reclamação
 
 
 
 
 
MATEMÁTICA
 
Objetivos:
 
 
 
  • *    Reconhecer polígonos e identificar seus elementos.
  •  
  • *    Classificar figuras não planas em poliedros ou corpos redondos.
  •  
  • *    Compreender a ideia de ângulos.
  •  
  • *    Ampliar e reduzir figuras planas em malha quadriculada.
  •  
  • *    Distinguir circunferência de círculo, divisões exatas e não exatas.
  •  
  • *    Reconhecer o transferidor como instrumento para medir ângulo.
  •  
  • *    Classificar ângulos em reto, agudo ou obtuso.
  •  
  • *    Solucionar problemas que envolvam padrões.
  •  
  • *    Calcular média aritmética pela interpretação de dados apresentados em gráficos de barras; o valor de expressões numéricas.
  •  
  • *    Ler e interpretar textos, sobre discriminação racial, código de barras, deficientes visuais e cães-guia.
  •  
  • *    Calcular o resultado de multiplicações e de divisões com números naturais. por meio de estratégias pessoais e dos algoritmos usuais.
  •  
  • *    Reconhecer e aplicar as propriedades da multiplicação (comutativa, associativa e existência do elemento neutro).
  •  
  • *    Identificar e usar a relação entre a multiplicação e a divisão.
  •  
  • *    Resolver problemas por meio de tentativas e análise de erros.
  •  
  • *    Ler, interpretar e construir gráficos de linha e de setores.
  •  
  • *    Compreender a idéia de fração.
  •  
  • *    Calcular fração de uma quantidade.
  •  
  • *    Reconhecer frações que representam números na forma mista.
  •  
  • *    Identificar fração como quociente de uma divisão.
  •  
  • *    Identificar e calcular frações equivalentes.
  •  
  • *    Calcular o resultado de adições e de subtrações com frações.
  •  
  • *    Relacionar fração com porcentagem.
  •  
  • *    Explorar e compreender as idéias relacionadas aos números na forma de fração.
  •  
  • *    Relacionar as diversas unidades de medida de comprimento: quilômetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro.
  •  
  • *    Compreender a idéia de perímetro de uma figura.
  •  
  • *    Calcular as frações da hora: meia hora e um quarto de hora.
  •  
  • *    Relacionar as unidades de medida de massa: tonelada, quilograma e grama.
  •  
  • *    Calcular as frações do quilograma: meio quilograma e um quarto de quilograma.
  •  
  • *    Associar as unidades de medida de capacidade: litro e mililitro.
  •  
  • *    Calcular as frações do litro: meio litro e um quarto de litro.
  •  
  • *    Resolver problemas por meio de esquemas ou desenhos.
  •  
  • *    Interpretar texto que apresente dados numéricos relativos à saúde do ser humano.
  •  
  •  
 
Conteúdos:
 
 
 
ü Geometria
 
·        Poliedros e corpos redondos
 
·        Polígonos
 
·        Ampliação e redução de figuras
 
·        Circunferência e círculo
 
·        Ângulos e medidas de ângulos
 
 
 
ü Multiplicação e Divisão
 
·        Multiplicação
 
·        Propriedades da multiplicação
 
·        Divisão
 
·        Divisões com divisor de dois algarismos
 
·        Divisões exatas e divisões não exatas
 
·        Relação entre multiplicação e divisão
 
·        Expressões numéricas
 
 
 
 
 
ü Números na forma de fração
 
·        Frações
 
·        Fração de uma quantidade
 
·        Fração que representa um número natural e misto
 
·        Fração como representação de quociente de divisão
 
·        Fração equivalente
 
·        Adição e subtração de frações
 
·        Frações e porcentagens
 
 
 
ü Grandezas e Medidas
 
·        Metro e centímetro
 
·        Centímetro e milímetro
 
·        Quilômetro e metro
 
·        Perímetro
 
·        Hora, meia hora e um quarto de hora
 
·        Tonelada, quilograma e grama
 
·        Litro e mililitro
 
 
 
 
 
ARTE
 
Objetivos:
 
  •  
  •  
  • *    Formar repertório a partir de manifestações teatrais do Brasil e do mundo em sua diversidade, incluindo a concepção de cena contemporânea.
  •  
  • *    Conhecer recortes da história do Teatro e valorizá-la como manifestação artística e estética.
  •  
  • *    Investigar alguns procedimentos criativos do teatro de modo a saber criar em diferentes modalidades dentro da linguagem teatral.
  •  
  • *    Trabalhar o teatro como articulador de diferentes linguagens.
  •  
  • *    Explorar os sons que podem ser produzidos pelo corpo
  •  
  • *    Investigar e combinar sons para criar composições musicais, danças e coreografias.
  •  
  • *    Experimentar diferentes parâmetros do som por meio de jogos e brincadeiras.
  •  
  • *    Conhecer e valorizar a diversidade musical no Brasil e o potencial expressivo do corpo humano a partir da observação de como ele é abordado e trabalhado com instrumento por diferentes linguagens da arte.
  •  
  • *    Apreciar e refletir a respeito de dança por meio de imagens de fotos, esculturas, pinturas e videodanças.
  •  
  • *    Conhecer espaços culturais dedicados às artes e obras criadas em diferentes momentos da História da Arte.
 
 
 
Conteúdos:
 
ü Linguagem teatral
 
·        Mímica
 
·        Máscaras
 
·        Teatro de sombras
 
·        Bonecos
 
ü Estrutura teatral
 
·        Maquiagem
 
·        Figurino
 
·        Cenário
 
ü Musicalização
 
·        Linguagem corporal musicada
 
·        Percussão vocal beatbox
 
·        Fazendo Musica com materiais alternativos
 
·        Instrumentos musicais
 
·        Cantando e brincando
 
ü Carnaval
 
·        Biografia de Chiquinha Gonzaga
 
ü Corpo e Arte
 
·        Apoios do corpo
 
·        Esculturas que dançam
 
·        Espaços dedicados ás artes
 
·        Arte e comunidade
 
·        Pintura com estêncil
 
·        Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística.
 
 
 
GEOGRAFIA
 
Objetivos:
 
 
 
  • *    Caracterizar os principais elementos da paisagem amazônica: a vegetação, a rede hidrográfica e o Rio Amazonas.
  •  
  • *    Conhecer o modo de vida dos povos que habitam a floresta amazônica;
  •  
  • *    Caracterizar as quatro sub-regiões do Nordeste.
  •  
  • *    Conhecer a região Nordeste sob diversos enfoques físico-natural, socioeconômico e cultural;
  •  
  • *    Conhecer algumas manifestações da cultura popular do Nordeste e a sua relação com a organização socioeconômica da região.
  •  
  • *    Compreenderque a floresta amazônica é autossustentável.
  •  
  • *    Reconhecer a diversidade de paisagens da Região Centro-Oeste.
  •  
  • *    Conhecer o Pantanal, as características do cerrado brasileiro, a história da construção de Brasília e como a cidade está organizada.
  •  
  • *    Identificar impactos ambientais nessa região.
  •  
  • *    Compreender como se deu a ocupação do Centro-Oeste.
  •  
  • *    Reconhecer a agropecuária como a atividade econômica mais importante da Região Centro-Oeste.
  •  
  • *    Conhecer algumas características da Região Sudeste do Brasil.
  •  
  • *    Conhecer aspectos socioeconômicos da Região Sudeste.
  •  
  • *    Compreender o início do processo industrial no Brasil.
  •  
  • *    Perceber a importância da cafeicultura para o desenvolvimento industrial da Região Sudeste e do Brasil, de modo geral.
  •  
  • *    Perceber a intensa concentração de serviços, comércio, indústria e produção tecnológica na região Sudeste.
  •  
  • *    Conhecer alguns problemas das principais cidades da região Sudeste.
 
 
 
Conteúdos:
 
 
 
ü Região Norte
 
·        A grande Floresta
 
·        O grande Rio
 
·        Os povos da floresta
 
·        O que pode acontecer se a floresta acabar
 
ü A diversidade do nordeste
 
·        A sub-região Zona da Mata
 
·        A sub-região Agreste
 
·        A sub-região Sertão
 
·        A sub-região Meio-Norte
 
ü Região Centro-Oeste
 
·        Pantanal
 
·        Cerrado
 
·        Brasília capital federal
 
ü Região Sudeste
 
·        O Sudeste é a região mais populosa e urbanizada
 
·        O Sudeste é o berço da indústria brasileira
 
·        No Sudeste está o maior setor comercial e de serviços do país
 
·        Principais cidades do sudeste têm sérios problemas
 
 
 
CIÊNCIAS
 
Objetivos:
 
  • *    Identificar, por meio de imagens, diferentes formas de reprodução e levantar critérios para classificá-las entre assexuada e sexuada.
  •  
  • *    Compreender que a fecundação origina o embrião.
  •  
  • *    Identificar a flor como estrutura que abriga os órgãos reprodutivos das plantas e que o pólen abriga as células reprodutivas masculinas e os óvulos.
  •  
  • *    Entender que a polinização é o transporte do pólen do órgão reprodutivo masculino para o órgão reprodutivo feminino.
  •  
  • *    Reconhecer que a fecundação é condição para a formação das sementes.
  •  
  • *    Conhecer como se formam as sementes e os frutos e o processo de germinação.
  •  
  • *    Conhecer onde e como se dá o desenvolvimento do embrião em animais ovíparos e vivíparos.
  •  
  • *    Pesquisar sobre a manutenção de animais em cativeiro e posicionar-se sobre o assunto.
  •  
  • *    Reconhecer a importância das evidências para fundamentar hipóteses.
  •  
  • *    Conhecer o que são fósseis e relacioná-los com o processo de fossilização, e ainda, que as evidências fornecem informações sobre os seres vivos e os ambientes do passado.
  •  
  • *    Reconhecer os museus como espaços educativos e de preservação e desenvolver atitudes e habilidades para o aprendizado nesses espaços.
  •  
  • *    Compreender que os seres vivos transmitem suas características para as gerações seguintes, e que seres vivos com muitas características em comum, provavelmente são “parentes” próximos.
  •  
  • *    Desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita por meio de texto expositivo com estruturas de exemplos.
  •  
  • *    Reconhecer as descrições feitas por naturalistas como fontes de informação sobre os locais visitados.
  •  
  • *    Compreender os biomas como regiões amplas, onde predominam certas condições e que abrigam diferentes ecossistemas e identificar em um mapa de localização os principais biomas brasileiros, além de refletir sobre a interferência humana nos mesmos.
  •  
  • *    Conhecer as principais características da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, da Caatinga, do Cerrado, do Pantanal e dos Campos Sulinos.
  •  
  • *    Refletir sobre a interferência humana nos biomas apresentados.
  •  
  • *     Conhecer o que são Terras Indígenas e constatar que há diversos povos indígenas no território brasileiro.
  •  
  • *    Pesquisar sobre a cultura de alguns povos indígenas.
  •  
  • *    Conhecer o que são coleções biológicas e sua importância como registro da biodiversidade e aprender técnica para montar uma coleção de plantas.
  •  
  • *    Conhecer o que são Unidades de Conservação e construir um diorama.
  •  
 
 
Conteúdos:
 
 
 
ü Reprodução de Plantas e Animais
 
·        Os seres vivos se reproduzem
 
·        A reprodução sexuada das plantas
 
·        Das sementes surgem novas plantas
 
·        Reprodução sexuada dos animais
 
·        Como nascem os animais
 
 
 
ü Os fósseis e a História da vida
 
·        Evidências de vida do passado
 
·        Os fósseis fornecem informações
 
·        Os fósseis no museu
 
 
 
ü Biomas Brasileiros
 
·        Floresta Amazônica
 
·        Mata Atlântica
 
·        Caatinga
 
·        Cerrado
 
·        Pantanal
 
·        Campos Sulinos
 
 
 
HISTÓRIA
 
Objetivos
 
  • *    Conhecer algumas características da primeira Constituição do Brasil; a sequência de acontecimentos da história dos Correios; algumas revoltas ocorridas no período regencial; os símbolos nacionais brasileiros e compreender a sua importância.
  •  
  • *    Compreender o processo que levou a abdicação de D. Pedro I e os motivos que levaram o Brasil a ser governado por regente.
  •  
  • *    Reconhecer os símbolos ligados à monarquia.
  •  
  • *    Perceber as permanências e as mudanças no Brasil após a proclamação da independência e que os integrantes da corte no Brasil reproduziam os costumes europeus.
  •  
  • *    Valorizar o trabalho realizado pelos negros escravizados.
  •  
  • *    Relacionar a criação da Guarda Nacional ao contexto de instabilidade sociopolítico gerado pelas revoltas.
  •  
  • *    Identificar os motivos que levaram à antecipação da maioridade de D. Pedro II.
  •  
  • *    Entender o que era o monopólio comercial e alguns fatos ocorridos durante o Segundo Reinado.
  •  
  • *    Entender as razões da transferência da corte portuguesa para o Brasil e algumas características da Constituição de 1891.
  •  
  • *    Identificar alguns fatores que levaram à proclamação da Independência no Brasil.
  •  
  • *    Compreender a Guerra do Paraguai e os efeitos econômicos e políticos decorrentes desse conflito no Brasil; as razões da vinda de imigrantes para o Brasil.
  •  
  • *    Identificar as regiões em que a lavoura cafeeira foi introduzida no Brasil; permanências e mudanças no Brasil após a proclamação da república; as conquistas sociais obtidas pelas mulheres e os fatores que desencadearam a Revolução de 1930.
  •  
  • *    Relacionar a instalação de ferrovias ao desenvolvimento da lavoura cafeeira
  •  
  • *    Compreender os meios de resistência à escravidão e o papel do movimento abolicionista; a política do café com leite,
  •  
  • *    Entender o contexto da Proclamação da República; por que o estado de São Paulo iniciou uma guerra contra o governo Vargas.
  •  
  • *    Compreender a celebração do Dia nacional da Consciência Negra; os motivos que levaram um grande número de imigrantes a viver no Brasil; as consequências da construção de ferrovias para as aldeias indígenas.
  •  
  • *    Valorizar as ações de Luiz Gama em favor da libertação dos negros escravizados.
  •  
  • *    Perceber a instabilidade política nos primeiros anos do período republicano; a importância dos coronéis e o jogo político que envolvia o voto de cabresto; que o período Vargas foi ditatorial; como o samba, a capoeira e o futebol foram valorizados ao longo do tempo e transformados em ícones da identidade brasileira.
  •  
  • *    Reconhecer a propaganda e o trabalhismo como dois pilares de sustentação do governo Vargas.
  •  
 
 
Conteúdos:
 
 
 
ü O Primeiro Reinado
 
·        A Constituição de 1824.
 
·        O trabalho dos negros escravizados.
 
·        O período regencial.
 
·        A Guarda Nacional.
 
·        A maioridade de D. Pedro II.
 
·        As festas do tempo do Império.
 
ü O governo de D. Pedro II
 
·        O segundo Reinado
 
·        A guerra do Paraguai
 
·        A expansão do cultivo do café.
 
·        A construção das ferrovias no Brasil.
 
·        A chegada dos imigrantes.
 
·        O fim da escravidão.
 
·        A proclamação da República.
 
·        Dia nacional da Consciência Negra.
 
·        A ambição pelo ouro
 
ü As primeiras décadas da república do Brasil
 
·        A primeira Constituição Republicana.
 
·        A política do café com leite.
 
·        O voto de cabresto.
 
·        Os imigrantes.
 
·        Mudanças sociais na república.
 
·        A imprensa negra.
 
·        Os indígenas e a construção das ferrovias.
 
·        As lutas feministas.
 
ü A Era Vargas
 
·        A revolução de 1930
 
·        Início da Era Vargas
 
·        A revolução Constitucionalista.
 
·        O Estado Novo.
 
·        Propaganda no governo Vargas.
 
·        Trabalhismo.
 
·        A construção da identidade nacional.
 
·        O rádio e a política.
 
 
 
ESTRATÉGIAS GERAIS:
 
ü Autocorreção;
 
ü Construção de frases e textos;
 
ü Exercícios contextualizados para compreensão da ortografia e dos diversos aspectos gramaticais;
 
ü Ditados;
 
ü Lições para casa;
 
ü Frases enigmáticas;
 
ü Laboratório pedagógico de informática;
 
ü Leitura individual e coletiva de textos;
 
ü Músicas e apresentações musicais;
 
ü Dramatizações
 
ü Palavras cruzadas, caça-palavras;
 
ü Produções de texto;
 
ü Reescrita de textos conhecidos;
 
ü Rodas de conversa/comentários;
 
ü Pesquisas diversas;
 
ü Apresentação oral das pesquisas realizadas, individualmente e em grupos;
 
ü Uso do dicionário;
 
ü Textos e atividades dos livros didáticos disponíveis;
 
ü Registro de textos e atividades no caderno;
 
ü Atividades diagnósticas escritas e orais;
 
ü Recortes;
 
ü Colagens diversas;
 
ü Desenho livre e dirigido;
 
ü Pintura livre e dirigida;
 
ü Confecção de máscaras, teatro de sombras, cartazes, cartão e/ou lembrança para o dia dos pais, maquetes, livro de poesias, etc.
 

 
AVALIAÇÃO:
 
 
 
*    Será diagnóstica, processual, contínua e paralela às atividades propostas, tanto em classe como extraclasse, através de observações e registros da professora quanto à participação e realização das mesmas, assim como também através de atividades diagnósticas escritas e orais.
 
*    Será dado conhecimento aos pais/responsáveis, do desenvolvimento geral do aluno, através do preenchimento da Ficha Síntese de Avaliação do Aluno, em reuniões próprias para este fim (Reuniões de pais e mestres), organizadas trimestralmente, ou a qualquer tempo que se faça necessário ou ainda, fora das situações previstas mediante solicitação dos pais/responsáveis e/ou profissional que acompanhe o(a) aluno(a).
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

Deixe aqui sua dúvida ou comentário: