Caros leitores, este é o planejamento para o 2º período de 2016, de maio a agosto. Me perdoem pela formatação estranha do texto, mas não estou conseguindo "colar" aqui com a mesma formatação que estava no Word.
E.M.E.I.E.F. DEMERCINDO DA COSTA BRANDÃO
PLANEJAMENTO DO 2º TRIMESTRE/2016 – 5ºs
ANOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos:
Ler textos diversos (expositivo, teatral, resenha crítica, história em quadrinhos, propaganda, artigo de opinião e argumento) reconhecendo alguns de seus recursos e identificando elementos de sua estrutura e funções.
Produzir resenha crítica e relato escrito fazendo uso dos recursos estudados.
Dramatizar cena de texto teatral e de história em quadrinhos.
Criar tira de história em quadrinhos, mensagem publicitária musicada, rótulo e embalagem de produto, observando as características de cada gênero/tipo.
Reconhecer pronomes demonstrativos e sua função no texto, interjeições, preposições e locuções prepositivas utilizando-os como elementos coesivos.
Identificar e fazer uso de pronomes possessivos, verbos e suas flexões (de tempo, número e pessoa), advérbios e locuções adverbiais.
Usar conhecimento já adquirido sobre formação de palavras para escrever palavras com as terminações ESA(S), EZA(S), LH, LI, ISAR E IZAR, ISSE ou ICE, identificando seu emprego em verbos e substantivos.
Diferenciar e escrever corretamente as formas verbais TEM,TÊM,VEM E VÊM e as não verbais COMPRIMENTO E CUMPRIMENTO.
Conhecer as principais etapas de montagem de um espetáculo teatral; abreviaturas; siglas e símbolos.
Compreender que a arte teatral pode transcender culturas e épocas e reconhecer a importância da arte na sociedade e na vida dos indivíduos;
Compreender a importância do desenho industrial, especificamente do design de embalagens.
Identificar e fazer uso de pronomes possessivos.
Expressar-se em Arte articulando a imaginação, a sensibilidade, criação e a reflexão na produção artística.
Ler uma entrevista e um diário de campo observando conteúdo e sequência.
Contar oralmente curiosidades, empregando recursos para manter a atenção dos ouvintes.
Aprender a função do verbo auxiliar e do verbo principal nas locuções verbais.
Confeccionar fósseis vegetais e apresentá-los em uma exposição.
Manipular materiais como argila, areia, flores, folhas, gravetos e ramos de vegetais.
Escrever carta de reclamação
Desenvolver habilidades leitoras
- § Localizar informações explícitas, específicas de um texto.
- § Interpretar texto com auxilio de material gráfico diverso.
- § Julgar se há informações explícitas em textos.
- § Identificar ou interpretar as motivações ou decisões de uma personagem; finalidades e as características de diferentes gêneros; o sentido decorrente do uso da linguagem figurada e de outras notações e o uso de onomatopeias.
- § Resumir principais ideias.
- § Avaliar a forma como o autor seleciona a linguagem para influenciar o leitor.
- § Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que abordam o mesmo tema.
- § Tirar conclusões e prover informações que se sustentem.
- § Inferir informações implícitas em textos.
- § Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto.
Desenvolver habilidades orais
- § Fazer leitura de um texto teatral.
- § Encenar uma tira de história em quadrinhos.
- § Expor uma curiosidade; expor as pesquisas realizadas para a turma.
- § Produzir texto escrito com efeito de oralidade (criar um jingle)
Conteúdos:
ü Textos:
· Teatral: O menino que virou história (Nanna de Castro)
· Resenha Crítica: O menino que virou história (Cibele Meyer)
· História em quadrinhos: Calvin e Haroldo (Bill Watterson)
· Expositivo: Sinais que falam (não assinado)
· Diário de campo: Diário de um paleontólogo (William Nava)
· Entrevista: Profissão - desenhista de dinossauros.
· Propaganda (revistas turma da Mônica)
· Artigo de opinião: Você é sempre o alvo (Edson Gabriel Garcia)
ü Gramática:
· Pronomes (demonstrativos e possessivos)
· Interjeições
· Preposições e locuções prepositivas
· Verbos (principal e auxiliar)
· Advérbios
· Locuções Adverbiais
ü Ortografia:
· Palavras com LH, LI ; ESA e EZA.
· Terminações ISAR, IZAR, ICE e ISSE
· Formas verbais VÊ, VEEM; LÊ, LEEM; TEM,TÊM; VEM e VÊM.
· Palavras Semelhantes (comprimento, cumprimento)
· Abreviaturas, siglas e símbolos.
ü Comunicação oral:
· Dramatização
· Contação de curiosidades
· Fazendo propaganda
ü Comunicação escrita:
· Resenha Crítica
· Escrita de Tirinha de história em quadrinhos
· Relato pessoal
· Carta de reclamação
MATEMÁTICA
Objetivos:
Reconhecer polígonos e identificar seus elementos.
Classificar figuras não planas em poliedros ou corpos redondos.
Compreender a ideia de ângulos.
Ampliar e reduzir figuras planas em malha quadriculada.
Distinguir circunferência de círculo, divisões exatas e não exatas.
Reconhecer o transferidor como instrumento para medir ângulo.
Classificar ângulos em reto, agudo ou obtuso.
Solucionar problemas que envolvam padrões.
Calcular média aritmética pela interpretação de dados apresentados em gráficos de barras; o valor de expressões numéricas.
Ler e interpretar textos, sobre discriminação racial, código de barras, deficientes visuais e cães-guia.
Calcular o resultado de multiplicações e de divisões com números naturais. por meio de estratégias pessoais e dos algoritmos usuais.
Reconhecer e aplicar as propriedades da multiplicação (comutativa, associativa e existência do elemento neutro).
Identificar e usar a relação entre a multiplicação e a divisão.
Resolver problemas por meio de tentativas e análise de erros.
Ler, interpretar e construir gráficos de linha e de setores.
Compreender a idéia de fração.
Calcular fração de uma quantidade.
Reconhecer frações que representam números na forma mista.
Identificar fração como quociente de uma divisão.
Identificar e calcular frações equivalentes.
Calcular o resultado de adições e de subtrações com frações.
Relacionar fração com porcentagem.
Explorar e compreender as idéias relacionadas aos números na forma de fração.
Relacionar as diversas unidades de medida de comprimento: quilômetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro.
Compreender a idéia de perímetro de uma figura.
Calcular as frações da hora: meia hora e um quarto de hora.
Relacionar as unidades de medida de massa: tonelada, quilograma e grama.
Calcular as frações do quilograma: meio quilograma e um quarto de quilograma.
Associar as unidades de medida de capacidade: litro e mililitro.
Calcular as frações do litro: meio litro e um quarto de litro.
Resolver problemas por meio de esquemas ou desenhos.
Interpretar texto que apresente dados numéricos relativos à saúde do ser humano.
Conteúdos:
ü Geometria
· Poliedros e corpos redondos
· Polígonos
· Ampliação e redução de figuras
· Circunferência e círculo
· Ângulos e medidas de ângulos
ü Multiplicação e Divisão
· Multiplicação
· Propriedades da multiplicação
· Divisão
· Divisões com divisor de dois algarismos
· Divisões exatas e divisões não exatas
· Relação entre multiplicação e divisão
· Expressões numéricas
ü Números na forma de fração
· Frações
· Fração de uma quantidade
· Fração que representa um número natural e misto
· Fração como representação de quociente de divisão
· Fração equivalente
· Adição e subtração de frações
· Frações e porcentagens
ü Grandezas e Medidas
· Metro e centímetro
· Centímetro e milímetro
· Quilômetro e metro
· Perímetro
· Hora, meia hora e um quarto de hora
· Tonelada, quilograma e grama
· Litro e mililitro
ARTE
Objetivos:
Formar repertório a partir de manifestações teatrais do Brasil e do mundo em sua diversidade, incluindo a concepção de cena contemporânea.
Conhecer recortes da história do Teatro e valorizá-la como manifestação artística e estética.
Investigar alguns procedimentos criativos do teatro de modo a saber criar em diferentes modalidades dentro da linguagem teatral.
Trabalhar o teatro como articulador de diferentes linguagens.
Explorar os sons que podem ser produzidos pelo corpo
Investigar e combinar sons para criar composições musicais, danças e coreografias.
Experimentar diferentes parâmetros do som por meio de jogos e brincadeiras.
Conhecer e valorizar a diversidade musical no Brasil e o potencial expressivo do corpo humano a partir da observação de como ele é abordado e trabalhado com instrumento por diferentes linguagens da arte.
Apreciar e refletir a respeito de dança por meio de imagens de fotos, esculturas, pinturas e videodanças.
Conhecer espaços culturais dedicados às artes e obras criadas em diferentes momentos da História da Arte.
Conteúdos:
ü Linguagem teatral
· Mímica
· Máscaras
· Teatro de sombras
· Bonecos
ü Estrutura teatral
· Maquiagem
· Figurino
· Cenário
ü Musicalização
· Linguagem corporal musicada
· Percussão vocal beatbox
· Fazendo Musica com materiais alternativos
· Instrumentos musicais
· Cantando e brincando
ü Carnaval
· Biografia de Chiquinha Gonzaga
ü Corpo e Arte
· Apoios do corpo
· Esculturas que dançam
· Espaços dedicados ás artes
· Arte e comunidade
· Pintura com estêncil
· Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística.
GEOGRAFIA
Objetivos:
Caracterizar os principais elementos da paisagem amazônica: a vegetação, a rede hidrográfica e o Rio Amazonas.
Conhecer o modo de vida dos povos que habitam a floresta amazônica;
Caracterizar as quatro sub-regiões do Nordeste.
Conhecer a região Nordeste sob diversos enfoques físico-natural, socioeconômico e cultural;
Conhecer algumas manifestações da cultura popular do Nordeste e a sua relação com a organização socioeconômica da região.
Compreenderque a floresta amazônica é autossustentável.
Reconhecer a diversidade de paisagens da Região Centro-Oeste.
Conhecer o Pantanal, as características do cerrado brasileiro, a história da construção de Brasília e como a cidade está organizada.
Identificar impactos ambientais nessa região.
Compreender como se deu a ocupação do Centro-Oeste.
Reconhecer a agropecuária como a atividade econômica mais importante da Região Centro-Oeste.
Conhecer algumas características da Região Sudeste do Brasil.
Conhecer aspectos socioeconômicos da Região Sudeste.
Compreender o início do processo industrial no Brasil.
Perceber a importância da cafeicultura para o desenvolvimento industrial da Região Sudeste e do Brasil, de modo geral.
Perceber a intensa concentração de serviços, comércio, indústria e produção tecnológica na região Sudeste.
Conhecer alguns problemas das principais cidades da região Sudeste.
Conteúdos:
ü Região Norte
· A grande Floresta
· O grande Rio
· Os povos da floresta
· O que pode acontecer se a floresta acabar
ü A diversidade do nordeste
· A sub-região Zona da Mata
· A sub-região Agreste
· A sub-região Sertão
· A sub-região Meio-Norte
ü Região Centro-Oeste
· Pantanal
· Cerrado
· Brasília capital federal
ü Região Sudeste
· O Sudeste é a região mais populosa e urbanizada
· O Sudeste é o berço da indústria brasileira
· No Sudeste está o maior setor comercial e de serviços do país
· Principais cidades do sudeste têm sérios problemas
CIÊNCIAS
Objetivos:
Identificar, por meio de imagens, diferentes formas de reprodução e levantar critérios para classificá-las entre assexuada e sexuada.
Compreender que a fecundação origina o embrião.
Identificar a flor como estrutura que abriga os órgãos reprodutivos das plantas e que o pólen abriga as células reprodutivas masculinas e os óvulos.
Entender que a polinização é o transporte do pólen do órgão reprodutivo masculino para o órgão reprodutivo feminino.
Reconhecer que a fecundação é condição para a formação das sementes.
Conhecer como se formam as sementes e os frutos e o processo de germinação.
Conhecer onde e como se dá o desenvolvimento do embrião em animais ovíparos e vivíparos.
Pesquisar sobre a manutenção de animais em cativeiro e posicionar-se sobre o assunto.
Reconhecer a importância das evidências para fundamentar hipóteses.
Conhecer o que são fósseis e relacioná-los com o processo de fossilização, e ainda, que as evidências fornecem informações sobre os seres vivos e os ambientes do passado.
Reconhecer os museus como espaços educativos e de preservação e desenvolver atitudes e habilidades para o aprendizado nesses espaços.
Compreender que os seres vivos transmitem suas características para as gerações seguintes, e que seres vivos com muitas características em comum, provavelmente são “parentes” próximos.
Desenvolver a compreensão leitora e a produção escrita por meio de texto expositivo com estruturas de exemplos.
Reconhecer as descrições feitas por naturalistas como fontes de informação sobre os locais visitados.
Compreender os biomas como regiões amplas, onde predominam certas condições e que abrigam diferentes ecossistemas e identificar em um mapa de localização os principais biomas brasileiros, além de refletir sobre a interferência humana nos mesmos.
Conhecer as principais características da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, da Caatinga, do Cerrado, do Pantanal e dos Campos Sulinos.
Refletir sobre a interferência humana nos biomas apresentados.
Conhecer o que são Terras Indígenas e constatar que há diversos povos indígenas no território brasileiro.
Pesquisar sobre a cultura de alguns povos indígenas.
Conhecer o que são coleções biológicas e sua importância como registro da biodiversidade e aprender técnica para montar uma coleção de plantas.
Conhecer o que são Unidades de Conservação e construir um diorama.
Conteúdos:
ü Reprodução de Plantas e Animais
· Os seres vivos se reproduzem
· A reprodução sexuada das plantas
· Das sementes surgem novas plantas
· Reprodução sexuada dos animais
· Como nascem os animais
ü Os fósseis e a História da vida
· Evidências de vida do passado
· Os fósseis fornecem informações
· Os fósseis no museu
ü Biomas Brasileiros
· Floresta Amazônica
· Mata Atlântica
· Caatinga
· Cerrado
· Pantanal
· Campos Sulinos
HISTÓRIA
Objetivos
Conhecer algumas características da primeira Constituição do Brasil; a sequência de acontecimentos da história dos Correios; algumas revoltas ocorridas no período regencial; os símbolos nacionais brasileiros e compreender a sua importância.
Compreender o processo que levou a abdicação de D. Pedro I e os motivos que levaram o Brasil a ser governado por regente.
Reconhecer os símbolos ligados à monarquia.
Perceber as permanências e as mudanças no Brasil após a proclamação da independência e que os integrantes da corte no Brasil reproduziam os costumes europeus.
Valorizar o trabalho realizado pelos negros escravizados.
Relacionar a criação da Guarda Nacional ao contexto de instabilidade sociopolítico gerado pelas revoltas.
Identificar os motivos que levaram à antecipação da maioridade de D. Pedro II.
Entender o que era o monopólio comercial e alguns fatos ocorridos durante o Segundo Reinado.
Entender as razões da transferência da corte portuguesa para o Brasil e algumas características da Constituição de 1891.
Identificar alguns fatores que levaram à proclamação da Independência no Brasil.
Compreender a Guerra do Paraguai e os efeitos econômicos e políticos decorrentes desse conflito no Brasil; as razões da vinda de imigrantes para o Brasil.
Identificar as regiões em que a lavoura cafeeira foi introduzida no Brasil; permanências e mudanças no Brasil após a proclamação da república; as conquistas sociais obtidas pelas mulheres e os fatores que desencadearam a Revolução de 1930.
Relacionar a instalação de ferrovias ao desenvolvimento da lavoura cafeeira
Compreender os meios de resistência à escravidão e o papel do movimento abolicionista; a política do café com leite,
Entender o contexto da Proclamação da República; por que o estado de São Paulo iniciou uma guerra contra o governo Vargas.
Compreender a celebração do Dia nacional da Consciência Negra; os motivos que levaram um grande número de imigrantes a viver no Brasil; as consequências da construção de ferrovias para as aldeias indígenas.
Valorizar as ações de Luiz Gama em favor da libertação dos negros escravizados.
Perceber a instabilidade política nos primeiros anos do período republicano; a importância dos coronéis e o jogo político que envolvia o voto de cabresto; que o período Vargas foi ditatorial; como o samba, a capoeira e o futebol foram valorizados ao longo do tempo e transformados em ícones da identidade brasileira.
Reconhecer a propaganda e o trabalhismo como dois pilares de sustentação do governo Vargas.
Conteúdos:
ü O Primeiro Reinado
· A Constituição de 1824.
· O trabalho dos negros escravizados.
· O período regencial.
· A Guarda Nacional.
· A maioridade de D. Pedro II.
· As festas do tempo do Império.
ü O governo de D. Pedro II
· O segundo Reinado
· A guerra do Paraguai
· A expansão do cultivo do café.
· A construção das ferrovias no Brasil.
· A chegada dos imigrantes.
· O fim da escravidão.
· A proclamação da República.
· Dia nacional da Consciência Negra.
· A ambição pelo ouro
ü As primeiras décadas da república do Brasil
· A primeira Constituição Republicana.
· A política do café com leite.
· O voto de cabresto.
· Os imigrantes.
· Mudanças sociais na república.
· A imprensa negra.
· Os indígenas e a construção das ferrovias.
· As lutas feministas.
ü A Era Vargas
· A revolução de 1930
· Início da Era Vargas
· A revolução Constitucionalista.
· O Estado Novo.
· Propaganda no governo Vargas.
· Trabalhismo.
· A construção da identidade nacional.
· O rádio e a política.
ESTRATÉGIAS GERAIS:
ü Autocorreção;
ü Construção de frases e textos;
ü Exercícios contextualizados para compreensão da ortografia e dos diversos aspectos gramaticais;
ü Ditados;
ü Lições para casa;
ü Frases enigmáticas;
ü Laboratório pedagógico de informática;
ü Leitura individual e coletiva de textos;
ü Músicas e apresentações musicais;
ü Dramatizações
ü Palavras cruzadas, caça-palavras;
ü Produções de texto;
ü Reescrita de textos conhecidos;
ü Rodas de conversa/comentários;
ü Pesquisas diversas;
ü Apresentação oral das pesquisas realizadas, individualmente e em grupos;
ü Uso do dicionário;
ü Textos e atividades dos livros didáticos disponíveis;
ü Registro de textos e atividades no caderno;
ü Atividades diagnósticas escritas e orais;
ü Recortes;
ü Colagens diversas;
ü Desenho livre e dirigido;
ü Pintura livre e dirigida;
ü Confecção de máscaras, teatro de sombras, cartazes, cartão e/ou lembrança para o dia dos pais, maquetes, livro de poesias, etc.
AVALIAÇÃO:


Danielly ok
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ResponderExcluirCiente , Camila/Milena
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