terça-feira, 31 de maio de 2016

Dia 31/05/16 - 3ª feira... UFA!


     Aulas de hoje: História, Arte, Educação Física, Projeto Nau dos Mestres

História: Correção das atividades das páginas 36 e 37; atividades das páginas 40 e 41 em sala (pg. 40 xerocada) + lição de casa para 07/06: páginas 42 e 43 (copiar e fazer) e leitura das páginas 44 e 45.

Arte: Somente 04 crianças se interessaram em fazer e apresentar a atividade solicitada (opcional), da página 30. Uma pena!!!! Lemos, conversamos, comparamos e constatamos as diferenças entre retrato e fotografia, prós e contras. Analisamos as imagens das páginas 34 a 37. Lição de casa: pg. 37 (O retrato tem como tema as pessoas) + Leitura das páginas 38 e 39 e responder as perguntas (no caderno de Português) das páginas 38 e 39.

Ed. Física: Às terças-feiras a aula é com o professor Orlando, mas hoje tivemos uma ocorrência muito desanimadora e o professor conduziu a turma toda novamente para a sala de aula a fim de conversarmos sobre tentativa de Bullying ocorrida. Os envolvidos foram ouvidos e os professores Orlando e Solange deram suas opiniões e pareceres. Ao que tudo indica a questão foi resolvida à contento, mas na reincidência comunicaremos e chamaremos os pais dos alunos envolvidos.

Nau dos Mestres: Este projeto está sendo realizado com a participação da professora Marcela, do 5º ano B.

Por hoje é só pessoal! Boa noite!


Atividades do dia 30/05 + link de vídeo

     Bom dia! Ai vai, rapidinho, registro das atividades realizadas ontem:
 
Atividades rotineiras: Execução dos hinos, merenda, escovação, café, recreio.
 
Matemática:
  • Correção das páginas 70, 71,72, 73, 80 e 81.
  • Atividades realizadas em sala: pgs. 82 e 83.
  • Lição de casa, para 4ª feira, 01/06: páginas 84 e 85.
Português:
  • Correção das páginas 82 e 83.
  • Recebimento e leitura de algumas resenhas (páginas 84 e 85) + avaliação oral dos erros cometidos na escrita das mesmas.
  • Troca de livros - Biblioteca Circulante
  • Livreto das Olimpíadas - folha 2
 
     A escola deve ser laica, isto é, não pregar nenhuma religião em particular, porém sei que meus alunos são de religiões/crenças diversas e como sempre conversamos, é necessário respeitar as diferenças.
     Desta forma, não importa qual seja sua crença e qual o nome que a família dê ao seu Deus... Assista ao vídeo se quiser, clicando no link logo abaixo.
    
       "EU DESEJO QUE OS SEUS DIAS SEJAM FELIZES, QUE SUAS NOITES     SEJAM  TRANQUILAS E QUE NÃO LHE FALTE PAZ E AMOR".

Vídeo: Eu desejo

https://www.youtube.com/watch?v=lmHkvZgcMPI

sábado, 28 de maio de 2016

4ª feira, 25/05/16




     Na quarta-feira, em sala, fizemos as páginas 70 e 71 do livro de Matemática. Corrigimos as páginas, 76, 77, 78 e 79.
     Lição de casa: Páginas 72, 73, 80 e 81.

     Na Informática os alunos acessaram o programa Khan Academy.

     Na aula de Português iniciamos o assunto Olimpíadas. Começamos lendo um pequeno texto e pintando os dois mascotes, Tom e Vinícius.
      Guardamos na pasta todas as atividades de Arte que foram entregues no dia anterior.



3ª feira, 24/05/16.

     Boa tarde, pessoal! Como vão de feriado? Pena que passa muito rápido, não? E por falar em passar rápido, aqui vai um breve relato do que aconteceu na semana. Tenho certeza que pelo menos um dos alunos está ansioso para saber!
 
3ª feira, 24/05: aulas de Arte, Ed Física e História.
 
     Na aula de Arte havia várias atividades marcadas: entrega da atividade do VIDEOGAME (desenhar um game com lendas brasileiras), entrega da atividade ENCONTRO COM A CUCA (o  personagem criado encontraria a Cuca de Tarsila do Amaral) e realização da atividade ARGILOGRAVURA. Esta última muito aguardada...
      Bem, começamos com a argilogravura, mas só cinco crianças haviam trazido a argila, então foi necessário trabalhar em grupos e ai começou a confusão. Mais uma vez meus alunos demonstraram não estarem prontos para trabalhar coletivamente, pois ocorreram brigas, disputas e desentendimentos. O aluno que traz os materiais necessários sente-se líder do grupo (mandando e desmandando, tomando para si a maior parte dos afazeres, permitindo que os demais opinem ou participem muito pouco). Os que não trazem sentem-se mal, colocam-se de lado, não se sentem no direito de opinar ou então não aceitam as ideias dos outros, dizendo que estes só querem mandar, etc. e tal. Outro grande problema é que não sabem/não querem ouvir as instruções. Querem começar logo e fazer cada qual do seu jeito. Ao todo lemos as instruções três vezes, em dois dias diferentes. Antes de começarmos certifiquei-me que todos estavam em grupos e que cada grupo tinha os materiais necessários. providenciei folhas para forrar as mesas, tintas, pincéis, copinhos, papel para limpar mãos e pincéis, etc. Dei as instruções pausadamente.
     Ao andar entre os grupos logo percebi os desentendimentos sobre o que seria desenhado e eu, mais uma vez, solicitei desenhos de traços simples. Depois a confusão da pintura. Todos queriam pintar com muitos detalhes e enquanto ficavam brigando para ver de quem era a vez a tinta secava. Orientei-os que deviam pintar rapidamente e fazer as impressões em seguida, mas, como de costume, eles teimaram em fazer detalhes e mudanças e as tintas secavam rapidamente...rs...
    Duas horas depois, ao final da atividade (já com atraso de uma hora) a atividade não deu certo, pois as impressões não saiam adequadamente no papel. (as tintas eram rapidamente absorvidas pela argila e secavam). Limpamos toda a bagunça, penduramos as folhas para a secagem total e fizemos uma longa avaliação geral da atividade. Isso sim, pode-se dizer, que foi a aprendizagem: dizer o que aconteceu, reconhecer quais foram as falhas e saber o que não fazer em um próximo trabalho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





























 
    A seguir aula de Ed. Física e depois de História. Os alunos deveriam entregar uma atividade solicitada anteriormente, na qual escreveriam algumas anotações em forma de diário (relato de 3 ou 4 dias). Pouquíssimos alunos fizeram a atividade da maneira adequada, o que me deixa muito chateada, pois havíamos lido e discutido os conteúdos de forma que eles conseguiriam fazer sem maiores problemas. Novamente as desculpas foram: esqueci, não entendi, precisei sair, não deu tempo e ninguém me ajudou.
 
     Puxa, pais/responsáveis!!!! De novo as crianças sem ninguém para orientar/acompanhar/verificar as lições de casa?  É essa a nossa parceria?
 
     É claro que houve quem fizesse e muito bem, por sinal. Alguns pediram um novo prazo. Dentre os textos lidos segue o texto da aluna Milena, por exemplo, que fez com o acompanhamento da mamãe Camila. Parabéns a elas! Ficou ótimo!
 
ATIVIDADE: IMAGINE QUE VOCÊ VIVIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NA ÉPOCA DA CHEGADA DA CORTE PORTUGUESA. ESCREVA UM DIÁRIO CONTANDO O QUE ACONTECEU.

"08 de maio de 1808.
     Bom dia, querido diário. Hoje vou escrever sobre a minha cidade, o Rio de Janeiro.
     Aqui as casas são pequenas, as ruas são estreitas e temos um lindo mar para admirar.

19 de maio de 1808.
     Percebo que a saúde é muito precária. Não existe saneamento básico, tem muita sujeira!
     Não temos muitas opções de lazer. Vou à missa, procissões e faço caminhadas nos poucos espaços públicos.

20 de maio de 1808.
     Sou uma artesã e bordadeira. Aqui no Rio de Janeiro a população é composta por comerciantes, artesãos, escravos libertos, brancos pobres e algumas senhoras brancas. Levo uma vida simples, sem luxo e trabalho muito para sustentar minha casa.

21 de maio de 1808.
     Estava em casa, cuidando das tarefas do lar, quando ouvi rumores na cidade. As pessoas diziam que haviam chegado ao porto muitas pessoas vindas de Portugal.
     Falavam que a corte real se instalaria em nossa cidade. Eram quase quinze mil pessoas!

22 de maio de 1808.
     Fui ao mercadinho do senhor Joaquim buscar alguns mantimentos e ao voltar para casa havia algumas pessoas na minha porta e um deles com pincel, escreveu as siglas P. R.
     Não entendi. Questionei o homem e ele disse:
     _ Senhora, a sua casa está confiscada, em nome do Príncipe Regente! Arrume seus pertences e saia o mais rápido possível.
     Fiquei muito nervosa e me revoltei com os funcionários reais. Eles disseram que se eu resistisse seria presa!
     E assim o fiz. Arrumei minhas coisas e parti para a casa de familiares, com muita tristeza e revolta no coração.

30 de maio de 1808.
     Fiquei um tempo sem escrever. Estava me adaptando às mudanças causadas pela vinda da corte para cá.

05 de julho.
     Percebi muitas obras na cidade: policiamento nas ruas, obras de abastecimento, ampliação das ruas... A cidade do Rio de Janeiro está se desenvolvendo e virando uma metrópole.
     As mudanças foram bem aceitas por nós, porém pagando altos impostos para o Príncipe. Aumentou meu trabalho e estou vendendo meus artesanatos e melhorando minha vida.
     É tanto trabalho que deixarei de escrever esse diário. Até mais!"

Lição de casa de História: Leitura da página 36 + atividades da página 37 (exercícios 1 a 4).
Atividades corrigidas: páginas 33, 34 e 35 do livro.
 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Segunda-feira, 23/05/16... Rendeu!

     Boa noite! Hoje, na aula de Arte, lemos e fizemos comentários/explicações das páginas 25 a 31 e a seguir agendamos as atividades do livro para as seguintes datas:
  • atividades das páginas 26 e 27 - para o dia 24/05
  • atividade da página 29 - para o dia 24/05
  • Pesquisa da página 30 (opcional) - para dia 31/05
  • Atividade da página 31 - Foi feita em sala. Quem não terminou levou para casa. Entrega no dia 24/05 (próxima aula de Arte).
            Na aula de História retomamos o assunto da Independência do Brasil e vistei os cadernos para ver a atividade 2, da pg. 31 (várias crianças não haviam feito, mesmo tendo sido solicitada há uma semana). Fizemos a leitura/comentários das páginas 32 e 33 e expliquei qual seria a lição de casa (páginas 33,34 e 35 - estas duas últimas em folhas xerocadas - ), sendo que na página 35,  a atividade 4, valerá 2.0 pontos para compor a nota da próxima avaliação). 
          As atividades de História também serão para o dia 24/04, portanto não deixem acumular para o último dia!!!!!
             Além de todas estas atividades ainda teve aula de Ed. Física com o professor Orlando e experiência da Nau dos Mestres com a professora Marcela.















domingo, 22 de maio de 2016

Para conhecer, lembrar e estudar: PRONOMES


     Mais um link interessante: Banco dos Pronomes. Clique no link abaixo, depois no quadro azul que abre e leia a historinha. Clique no Saiba Mais ao final da página para acessar todo o conteúdo. Bom estudo!
 
 
 
 
 
 
 

Atividades de 6ª feira, 20/05


       Bom dia! Na sexta-feira, dia 20/05, em Ciências, fizemos uma roda de conversa sobre a atividade da pg. 35, solicitada na semana anterior, sobre características passadas de pais para filhos. Os alunos conversaram com familiares em casa e alguns levaram fotos e produziram pequenos textos.
       Fizemos uma listagem na lousa e depois separamos os itens abordados em dois segmentos: características físicas e psicológicas. As crianças tinham muito assunto para falar!!! Levaram vários minutos divagando sobre a própria personalidade e a dos pais.
        Depois retomamos os assuntos abordados nas páginas 36 a 39, pois ainda apresentavam várias dúvidas e quiseram fazer muitas e variadas perguntas (as mais incríveis, indiscretas e inteligentes possíveis...rs...).
        Lição de casa, para o dia 03/06 (já que na próxima semana teremos feriado e emenda): Páginas 40 (xerox), 41 (não precisa copiar o texto, só as perguntas e responder), 42 (não precisa copiar o texto desta página) e 43 (copiar e fazer).







     Em Língua Portuguesa estamos estudando os pronomes, pessoais, possessivos e demonstrativos, ortografia (LH ou LI? ESA ou EZA?), além de textos teatrais e suas características. Já fizemos as atividades das páginas 62 a 81, mas algumas ainda precisam ser corrigidas. Por favor, conferir se está tudo completo nos cadernos.
     Fizemos algumas leituras dramatizadas e alguns alunos representaram pequenas cenas. Temos aqui um exemplo (o outro vídeo não "baixa" de jeito nenhum).