Na última quinta-feira, 07/04, havíamos marcado de trazer reportagens e figuras para a realização de uma atividade de Geografia, sobre Desigualdade Social no Brasil. Pouquíssimos alunos trouxeram material para trabalhar em grupo, ainda que todos tivessem sido lembrados na véspera e pelo blog. A atividade já começou complicada devido a isso.
Tentei organizar os grupos de modo que em cada grupo houvesse algum material escrito ou fotos. Foram formados três grupos grandes e primeiramente eles tiveram tempo para conversar e discutir as questões propostas. A seguir deveriam combinar como fariam o cartaz e a apresentação do mesmo. E ao final do tempo combinado apresentariam suas idéias e conclusões.
Parecia simples, mas não foi. Eles tiveram muitos problemas para trabalhar em grupo. A maioria não está acostumada a dividir, a ouvir e principalmente aceitar uma ideia que não seja a sua. Um dos grupos brigou muito. Alguns membros choraram, fizeram escândalo, quiseram sair do grupo e foram necessárias intervenções e broncas.
Em todos os grupos havia líderes, que organizavam o trabalho e até "mandavam" nos demais. Alguns repartiram funções e cada um fez uma coisa. Alguns resolviam tudo por votação. Houve também uma pequena parcela que, segundo os próprios colegas, não participou dando opiniões ou "colocando a mão na massa".
Na verdade tudo ocorreu como na sociedade; há líderes que influenciam os demais; uma parte que fica esperando que outros digam o que devem fazer; uma turma que deixa que decidam por eles e uma parcela que não dá idéias, não aceita as idéias dadas, não ajuda e reclama...rs... Ainda bem que na escola eles têm oportunidade para vivenciar tudo isso e aprender com os próprios erros e com nossas avaliações coletivas sobre os acontecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua dúvida ou comentário: