Bem-vindos! Primeiramente quero explicar a necessidade de iniciar esse blog. Tenho enfrentado, desde o ano passado, dificuldades com as lições de casa. Muitos pais cobram tais tarefas, porém não as acompanham. Diariamente cerca de 20 a 30 % dos alunos não trazem as lições de casa, ou então as trazem incompletas. Ao relatar as ocorrências aos pais/responsáveis estes dizem não saberem do fato, pois ao perguntarem para os filhos sobre as lições de casa obtém sempre uma resposta negativa. Bom, então vamos tentar desta maneira.
O primeiro post tem o planejamento feito para o primeiro trimestre de 2016 (fevereiro, março e abril). O planejamento é sempre flexível, podendo ser mudado, aumentado, avaliado e refeito à todo o tempo.
PLANEJAMENTO DO 1º TRIMESTRE/2016 - PROFª SOLANGE P. FERNANDES - 5º ANO C
PORTUGUÊS
Objetivos:
Ler crônicas, contos de aventura, blogues e reportagens, reconhecendo alguns de seus recursos, identificando alguns elementos de sua estrutura e funções.
Produzir crônica e posts para blogues fazendo uso dos recursos estudados.
Narrar histórias e recontar aventuras respeitando a sequência dos fatos.
Identificar o processo de formação das palavras por composição e derivação
Usar conhecimento sobre formação de palavras para escrever palavras com as terminações EZ, EZA, IA, (I)DADE, ICE, ADA, ANTE (D)OR, DOURO, TÓRIO.
Distinguir os significados e a grafia de palavras com pronúncia igual.
Escrever corretamente, identificando seu sentido, as palavras POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ.
Conhecer a acentuação de palavras monossílabas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Escrever e acentuar corretamente as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Identificar pronomes pessoais e sua função discursiva.
Interagir com técnicas, materiais e procedimentos variados, conhecendo-os e experimentando-os no trabalho artístico.
Desenvolver habilidades leitoras:
- Localizar informações específicas em um texto.
§ Inferir
informações implícitas em um texto.
§ Tirar
conclusões e prover informações que as sustentem.
§ Reconhecer
e identificar formas semelhantes de tratar uma informação na comparação de
textos de gêneros diferentes.
§ Integrar
e resumir ideias principais.
§ Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuam para sua continuidade.

§ Narrar
histórias de final inesperado, com entonação adequada.
§ Relatar
aventuras.
Conteúdos:
ü Textos:
·
Crônica: A volta (Luís Fernando Veríssimo)
·
Reportagem: Que “palavrão” é esse? (Paula
Thomaz)
·
Conto de aventura: O temporal no Amazonas
(Thiago de Mello)
·
Blogue: Blog das aventuras do Didi e da Gi
(Waldir Neto)
ü Gramática:
·
Formação de palavras (composição e derivação)
·
Linguagem poética
·
Pronome pessoal
ü Ortografia:
·
Palavras com pronúncia igual (seção, cessão,
sessão, cesta, sexta, cesto, sexto).
·
Palavras POR QUE, PORQUE, POR QUÊ e PORQUÊ.
·
Acentuação de palavras monossílabas
·
Acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas
e proparoxítonas.
ü Comunicação oral:
·
Contação de histórias divertidas
·
Relato de uma aventura
ü Comunicação escrita:
·
Escrita de crônica
·
Escrita de post
MATEMÁTICA
Objetivos:
Reconhecer algumas das principais características do nosso sistema de numeração: o sistema de agrupamentos e trocas e o valor posicional dos algarismos.
Compreender a leitura e a escrita de números até a classe dos bilhões.
Decompor em ordens e classes números até essa grandeza.
Comparar números até a classe dos bilhões.
Arredondar números até a classe dos bilhões.
Ler e interpretar dados representados em gráficos de colunas duplas.
Ampliar a compreensão dos algoritmos usuais da adição e da subtração para números da ordem de grandeza dezena de milhar.
Compreender e aplicar as propriedades da adição.
Aprimorar as estratégias de cálculo mental e de estimativa associada a essas operações.
Compreender o conceito de média aritmética e aprender a calculá-la.
Conteúdos:
ü Sistema de numeração decimal
·
Números naturais
·
Valor posicional dos algarismos nos números
·
Leitura de números: Ordens e Classes
·
Comparações e arredondamentos
ü Adição e Subtração
·
Adição
·
Algoritmo da adição
·
Propriedades da adição (comutativa e
associativa)
·
Subtração
·
Algoritmo da subtração
·
Cálculo mental e estimativa
·
Média aritmética
ARTE
Objetivos:
Reconhecer e valorizar as origens africanas na arte brasileira como elementos vivos e presentes na cultura do pais.
Conhecer e valorizar festas e lendas da cultura brasileira.
Apreciar obras de artistas relacionadas a essas festas e lendas. (Carybé, Jorge Amado e Tarsila do Amaral).
Experimentar diferentes materiais e procedimentos artísticos produzindo máscaras, gravuras, histórias e desenhos.
Introduzir os conceitos de retrato e paisagem como gêneros da Arte que podem ser realizados por meio de pintura, fotografia, desenho, etc.
Saber que uma canção também pode ser um meio de retratar alguém e que a melodia em interação com a letra contribui expressivamente para seu significado.
Conhecer a possibilidade de ver e representar um lugar de diferentes pontos de vista.
Saber que paisagens reais e imaginárias podem ser criadas por artistas em seus trabalhos.
Reconhecer e criar notações de diferentes sons presentes em uma paisagem sonora.
Conteúdos:
ü A
cultura afro-brasileira
ü A
moda inspirada na arte africana
ü Máscaras
e festas brasileiras
ü Biografia
e principais obras de Carybé, Jorge Amado e Tarsila do Amaral.
ü Retrato
e autorretrato
ü Desenhos
de imaginação, de observação e de diferentes pontos de vista.
ü Escrita
de textos baseados em imagens
ü Produção
de imagens baseadas em textos e/ou cançõesPaisagens reais e imaginárias
GEOGRAFIA
Objetivos:
Conhecer e compreender a diversidade natural, social e cultural do Brasil.
Reconhecer e identificar as diferentes paisagens do Brasil.
Compreender a formação da população brasileira.
Perceber as influências presentes na cultura brasileira.
Perceber os contrastes sociais existentes no Brasil.
Conhecer a atual divisão política do território brasileiro.
Reconhecer a dinâmica da organização do espaço brasileiro ao longo do tempo.
Entender os critérios da regionalização do Brasil.
Reconhecer as funções político-administrativas exercidas nas esferas municipal, estadual e federal.
Conteúdos:
ü Paisagens
do Brasil
ü Formação
do povo brasileiro
ü A
cultura brasileira
ü Contrastes
sociais
ü Direitos
das crianças
ü Divisão
política do Brasil
ü Divisão
regional do Brasil
CIÊNCIAS
Objetivos:
Obter informações sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência através de entrevistas e/ou pesquisas.
Conhecer as estruturas que compõem o sistema nervoso e relacioná-las a algumas funções.
Compreender que percebemos o ambiente por meio dos sentidos e reconhecer os órgãos dos sentidos relacionados a cada sensação.
Entender o que são estímulos e impulsos nervosos e compreender que as sensações são resultado da interpretação que o cérebro faz dos sinais enviados pelos órgãos dos sentidos.
Confeccionar um taumatrópio e relacionar o efeito que ele causa com a percepção no sistema nervoso.
Conhecer os problemas da falta de um sono adequado e reconhecer o cuidado com o sono como uma forma de cuidar da saúde.
Conhecer por meio de relatos de pessoas que estão passando pela adolescência ou pela gestação o que acontece nessas fases.
Reconhecer as mudanças que ocorrem no organismo feminino e masculino durante a puberdade, que o tornam apto para a reprodução.
Reconhecer algumas diferenças no corpo de mulheres e homens e conhecer os sistemas genitais feminino e masculino.
Pesquisar sobre características que são passadas de pais para filhos.
Conhecer as células reprodutivas humanas, aprender como ocorre a fecundação e a reconhecer como condição para a formação de um novo indivíduo.
Compreender que a gestação é o período de desenvolvimento do bebê dentro do corpo da mãe e conhecer as estruturas que permitem a nutrição do bebê nesse período.
Conteúdos:
ü O
sistema nervoso
§ O
sistema nervoso
§ Os
sentidos
§ A
coordenação nervosa
ü Reprodução
humana
§ A
puberdade
§ Homens
e mulheres
§ A
fecundação
§ O
nascimento de um novo ser
HISTÓRIA
Objetivos:
Compreender as razões da disputa pelo ouro na região mineradora, fato que levou à Guerra dos Emboabas.
Perceber como era organizada a exploração das minas e a cobrança de impostos.
Conhecer aspectos do trabalho nas minas.
Relacionar a religiosidade à produção cultural e artística na região mineradora.
Perceber o imaginário em torno do ouro presente na mitologia greco-romana.
Conhecer as principais formas de tributação sobre o ouro.
Entender o que era o monopólio comercial.
Entender as razões da transferência da corte portuguesa para o Brasil.
Identificar alguns fatores que levaram à proclamação da Independência no Brasil.
Conteúdos:
ü A
sociedade do ouro
·
A descoberta do ouro.
·
A disputa entre os diferentes grupos pelas
minas: Guerra dos Emboabas
·
O controle da exploração do ouro
·
O trabalho nas minas.
·
A luta dos negros escravizados pela
liberdade.
·
O barroco mineiro
·
A ambição pelo ouro
ü O
processo de Independência do Brasil
·
A cobrança de impostos no Brasil colônia
·
Monopólio comercial
·
A corte portuguesa no Brasil.
·
Proclamação da independência no Brasil
ESTRATÉGIAS GERAIS:
ü Autocorreção;
ü Construção
de frases e textos;
ü Exercícios
contextualizados para compreensão da ortografia e dos diversos aspectos
gramaticais;
ü Ditados;
ü Frases
enigmáticas;
ü Laboratório
pedagógico de informática;
ü Leitura
individual e coletiva de textos;
ü Músicas;
ü Palavras
cruzadas, caça-palavras;
ü Produções
de texto;
ü Reescrita
de textos conhecidos;
ü Rodas
de conversa;
ü Pesquisas
diversas
ü Apresentação
oral das pesquisas realizadas, individualmente e em grupos;
ü Uso
do dicionário;
ü Textos
e atividades dos livros didáticos disponíveis;
ü Registro
de textos e atividades no caderno;
ü Atividades
diagnósticas escritas e orais.
ü Recortes;
ü Colagens
diversas;
ü Estampagens;
ü Desenho
livre e dirigido;
ü Pintura
livre e dirigida
AVALIAÇÃO:
Será
diagnóstica, processual, contínua e paralela às atividades propostas, tanto em
classe como extraclasse, através de observações e registros da professora
quanto à participação e realização das mesmas, assim como também através de
atividades diagnósticas escritas e orais, previamente agendadas ou não.
Jean pai da Milena ok
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