terça-feira, 15 de março de 2016

     
 
     Bem-vindos! Primeiramente quero explicar a necessidade de iniciar esse blog. Tenho enfrentado, desde o ano passado, dificuldades com as lições de casa. Muitos pais cobram tais tarefas, porém não as acompanham. Diariamente cerca de 20 a 30 % dos alunos não trazem as lições de casa, ou então as trazem incompletas. Ao relatar as ocorrências aos pais/responsáveis estes dizem não saberem do fato, pois ao perguntarem para os filhos sobre as lições de casa obtém sempre uma resposta negativa. Bom, então vamos tentar desta maneira.
     O primeiro post tem o planejamento feito para o primeiro trimestre de 2016 (fevereiro, março e abril). O planejamento é sempre flexível, podendo ser mudado, aumentado, avaliado e refeito à todo o tempo.

PLANEJAMENTO DO 1º TRIMESTRE/2016 - PROFª SOLANGE P. FERNANDES - 5º ANO C

PORTUGUÊS
Objetivos:
  • *      Ler crônicas, contos de aventura, blogues e reportagens, reconhecendo alguns de seus recursos, identificando alguns elementos de sua estrutura e funções.
  • *       Produzir crônica e posts para blogues fazendo uso dos recursos estudados.
  • *       Narrar histórias e recontar aventuras respeitando a sequência dos fatos.
  • *       Identificar o processo de formação das palavras por composição e derivação
  • *       Usar conhecimento sobre formação de palavras para escrever palavras com as terminações EZ, EZA, IA, (I)DADE, ICE, ADA, ANTE (D)OR, DOURO, TÓRIO.
  • *       Distinguir os significados e a grafia de palavras com pronúncia igual.
  • *       Escrever corretamente, identificando seu sentido, as palavras POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ.
  • *       Conhecer a acentuação de palavras monossílabas, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • *       Escrever e acentuar corretamente as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • *       Identificar pronomes pessoais e sua função discursiva.
  • *       Interagir com técnicas, materiais e procedimentos variados, conhecendo-os e experimentando-os no trabalho artístico.
  • *       Desenvolver habilidades leitoras:
  • Localizar informações específicas em um texto.
§  Inferir informações implícitas em um texto.
§  Tirar conclusões e prover informações que as sustentem.
§  Reconhecer e identificar formas semelhantes de tratar uma informação na comparação de textos de gêneros diferentes.
§  Integrar e resumir ideias principais.
§  Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para sua continuidade.
*       Desenvolver habilidades orais
§  Narrar histórias de final inesperado, com entonação adequada.
§  Relatar aventuras.

Conteúdos:

ü Textos:
·        Crônica: A volta (Luís Fernando Veríssimo)
·        Reportagem: Que “palavrão” é esse? (Paula Thomaz)
·        Conto de aventura: O temporal no Amazonas (Thiago de Mello)
·        Blogue: Blog das aventuras do Didi e da Gi (Waldir Neto)
ü Gramática:
·        Formação de palavras (composição e derivação)
·        Linguagem poética
·        Pronome pessoal
ü Ortografia:
·        Palavras com pronúncia igual (seção, cessão, sessão, cesta, sexta, cesto, sexto).
·        Palavras POR QUE, PORQUE, POR QUÊ e PORQUÊ.
·        Acentuação de palavras monossílabas
·        Acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

ü Comunicação oral:
·        Contação de histórias divertidas
·        Relato de uma aventura

ü Comunicação escrita:
·        Escrita de crônica
·        Escrita de post


MATEMÁTICA

Objetivos:
  • *    Reconhecer algumas das principais características do nosso sistema de numeração: o sistema de agrupamentos e trocas e o valor posicional dos algarismos.
  • *    Compreender a leitura e a escrita de números até a classe dos bilhões.
  • *    Decompor em ordens e classes números até essa grandeza.
  • *    Comparar números até a classe dos bilhões.
  • *    Arredondar números até a classe dos bilhões.
  • *    Ler e interpretar dados representados em gráficos de colunas duplas.
  • *    Ampliar a compreensão dos algoritmos usuais da adição e da subtração para números da ordem de grandeza dezena de milhar.
  • *    Compreender e aplicar as propriedades da adição.
  • *    Aprimorar as estratégias de cálculo mental e de estimativa associada a essas operações.
  • *    Compreender o conceito de média aritmética e aprender a calculá-la.

Conteúdos:

ü Sistema de numeração decimal
·        Números naturais
·        Valor posicional dos algarismos nos números
·        Leitura de números: Ordens e Classes
·        Comparações e arredondamentos

ü Adição e Subtração
·        Adição
·        Algoritmo da adição
·        Propriedades da adição (comutativa e associativa)
·        Subtração
·        Algoritmo da subtração
·        Cálculo mental e estimativa
·        Média aritmética

ARTE 

Objetivos:

  • *    Reconhecer e valorizar as origens africanas na arte brasileira como elementos vivos e presentes na cultura do pais.
  • *    Conhecer e valorizar festas e lendas da cultura brasileira.
  • *    Apreciar obras de artistas relacionadas a essas festas e lendas. (Carybé, Jorge Amado e Tarsila do Amaral).
  • *    Experimentar diferentes materiais e procedimentos artísticos produzindo máscaras, gravuras, histórias e desenhos.
  • *    Introduzir os conceitos de retrato e paisagem como gêneros da Arte que podem ser realizados por meio de pintura, fotografia, desenho, etc.
  • *    Saber que uma canção também pode ser um meio de retratar alguém e que a melodia em interação com a letra contribui expressivamente para seu significado.
  • *    Conhecer a possibilidade de ver e representar um lugar de diferentes pontos de vista.
  • *    Saber que paisagens reais e imaginárias podem ser criadas por artistas em seus trabalhos.
  • *    Reconhecer e criar notações de diferentes sons presentes em uma paisagem sonora.

Conteúdos:

ü A cultura afro-brasileira
ü A moda inspirada na arte africana
ü Máscaras e festas brasileiras
ü Biografia e principais obras de Carybé, Jorge Amado e Tarsila do Amaral.
ü Retrato e autorretrato
ü Desenhos de imaginação, de observação e de diferentes pontos de vista.
ü Escrita de textos baseados em imagens
ü Produção de imagens baseadas em textos e/ou cançõesPaisagens reais e imaginárias



GEOGRAFIA

Objetivos:
  • *    Conhecer e compreender a diversidade natural, social e cultural do Brasil.
  • *    Reconhecer e identificar as diferentes paisagens do Brasil.
  • *    Compreender a formação da população brasileira.
  • *    Perceber as influências presentes na cultura brasileira.
  • *    Perceber os contrastes sociais existentes no Brasil.
  • *    Conhecer a atual divisão política do território brasileiro.
  • *    Reconhecer a dinâmica da organização do espaço brasileiro ao longo do tempo.
  • *    Entender os critérios da regionalização do Brasil.
  • *    Reconhecer as funções político-administrativas exercidas nas esferas municipal, estadual e federal.


Conteúdos:
ü Paisagens do Brasil
ü Formação do povo brasileiro
ü A cultura brasileira
ü Contrastes sociais
ü Direitos das crianças
ü Divisão política do Brasil
ü Divisão regional do Brasil

CIÊNCIAS

Objetivos:

  • *    Obter informações sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência através de entrevistas e/ou pesquisas.
  • *    Conhecer as estruturas que compõem o sistema nervoso e relacioná-las a algumas funções.
  • *    Compreender que percebemos o ambiente por meio dos sentidos e reconhecer os órgãos dos sentidos relacionados a cada sensação.
  • *    Entender o que são estímulos e impulsos nervosos e compreender que as sensações são resultado da interpretação que o cérebro faz dos sinais enviados pelos órgãos dos sentidos.
  • *    Confeccionar um taumatrópio e relacionar o efeito que ele causa com a percepção no sistema nervoso.
  • *    Conhecer os problemas da falta de um sono adequado e reconhecer o cuidado com o sono como uma forma de cuidar da saúde.
  • *    Conhecer por meio de relatos de pessoas que estão passando pela adolescência ou pela gestação o que acontece nessas fases.
  • *    Reconhecer as mudanças que ocorrem no organismo feminino e masculino durante a puberdade, que o tornam apto para a reprodução.
  • *    Reconhecer algumas diferenças no corpo de mulheres e homens e conhecer os sistemas genitais feminino e masculino.
  • *    Pesquisar sobre características que são passadas de pais para filhos.
  • *    Conhecer as células reprodutivas humanas, aprender como ocorre a fecundação e a reconhecer como condição para a formação de um novo indivíduo.
  • *    Compreender que a gestação é o período de desenvolvimento do bebê dentro do corpo da mãe e conhecer as estruturas que permitem a nutrição do bebê nesse período.

Conteúdos:

ü O sistema nervoso
§  O sistema nervoso
§  Os sentidos
§  A coordenação nervosa
ü Reprodução humana
§  A puberdade
§  Homens e mulheres
§  A fecundação
§  O nascimento de um novo ser


HISTÓRIA

Objetivos:

  • *    Compreender as razões da disputa pelo ouro na região mineradora, fato que levou à Guerra dos Emboabas.
  • *    Perceber como era organizada a exploração das minas e a cobrança de impostos.
  • *    Conhecer aspectos do trabalho nas minas.
  • *    Relacionar a religiosidade à produção cultural e artística na região mineradora.
  • *    Perceber o imaginário em torno do ouro presente na mitologia greco-romana.
  • *    Conhecer as principais formas de tributação sobre o ouro.
  • *    Entender o que era o monopólio comercial.
  • *    Entender as razões da transferência da corte portuguesa para o Brasil.
  • *    Identificar alguns fatores que levaram à proclamação da Independência no Brasil.

Conteúdos:

ü A sociedade do ouro
·        A descoberta do ouro.
·        A disputa entre os diferentes grupos pelas minas: Guerra dos Emboabas
·        O controle da exploração do ouro
·        O trabalho nas minas.
·        A luta dos negros escravizados pela liberdade.
·        O barroco mineiro
·        A ambição pelo ouro
ü O processo de Independência do Brasil
·        A cobrança de impostos no Brasil colônia
·        Monopólio comercial
·        A corte portuguesa no Brasil.
·        Proclamação da independência no Brasil

ESTRATÉGIAS GERAIS:
ü Autocorreção;
ü Construção de frases e textos;
ü Exercícios contextualizados para compreensão da ortografia e dos diversos aspectos gramaticais;
ü Ditados;
ü Frases enigmáticas;
ü Laboratório pedagógico de informática;
ü Leitura individual e coletiva de textos;
ü Músicas;
ü Palavras cruzadas, caça-palavras;
ü Produções de texto;
ü Reescrita de textos conhecidos;
ü Rodas de conversa;
ü Pesquisas diversas
ü Apresentação oral das pesquisas realizadas, individualmente e em grupos;
ü Uso do dicionário;
ü Textos e atividades dos livros didáticos disponíveis;
ü Registro de textos e atividades no caderno;
ü Atividades diagnósticas escritas e orais.
ü Recortes;
ü Colagens diversas;
ü Estampagens;
ü Desenho livre e dirigido;
ü Pintura livre e dirigida


AVALIAÇÃO:
 
Será diagnóstica, processual, contínua e paralela às atividades propostas, tanto em classe como extraclasse, através de observações e registros da professora quanto à participação e realização das mesmas, assim como também através de atividades diagnósticas escritas e orais, previamente agendadas ou não.
 

Agora, para deixar mais leve e divertida a leitura, algumas fotos do final de 2015:

 










 
 






















                                                                                                                                                      


Um comentário:

Deixe aqui sua dúvida ou comentário: